Essa é uma pergunta muito comum entre aqueles que estão começando a se aventurar no mundo do whisky. E a resposta é sim, mas não precisa se desesperar.
Quanto mais contato com o oxigênio, mais seu whisky vai sofrer oxidação, o que transforma os sabores da sua bebida. Sendo assim, quanto menos whisky tiver na sua garrafa, mais rápido ele vai se deteriorar. Como outras bebidas alcoólicas destiladas, o whisky irá oxidar e evaporar ao longo do tempo, mas devido ao seu alto teor alcoólico, levará mais tempo do que bebidas fermentadas como vinhos ou cervejas.
Obviamente que após aberta a garrafa, o whisky perderá alguns componentes, mas se consumida em um período de tempo razoável, a diferença sentida no sabor da bebida será mínima e quase inexistente.
Whisky não tem data de validade, mas é recomendável consumir a bebida em até 10 ou 15 anos, assim aroma e sabor originais serão preservados, mantendo a qualidade. Após aberta a garrafa, quanto mais tempo a bebida ficar guardada, maior será a diferença.
Uma vez aberta, não há necessidade de guardar a bebida na geladeira ou freezer. Mantenha suas garrafas em um local arejado, longe da incidência de luz direta, sem grande oscilação de temperatura e onde elas permaneçam estáveis, pois a movimentação constante da garrafa também pode acelerar o processo de oxidação.
Pois bem, se a maior parte da garrafa é ar e ela está aberta há algum tempo, esteja certo de que aquele whisky não é mais o mesmo. Se a garrafa já acabou, não perca tempo e confira o nosso catálogo de whiskys com preços incríveis em www.imigrantesbebidas.com.br