Todo fã de uma boa vodka com certeza já reparou que elas não congelam, por mais que fiquem dias no freezer da sua casa. Você sabe por quê?
O álcool etílico precisa de uma temperatura muito baixa para congelar, aproximadamente -120º C. A vodka pode ter um teor alcoólico de até 55%, e isso é mais do que suficiente para impedir que ela congele.
Mas o álcool não trabalha sozinho. A vodka contém substâncias, como sais, que também reduzem seu ponto de congelamento. Em outras bebidas que têm uma quantidade de álcool e sais parecida com a da vodka, como o Whisky ou o conhaque, o processo é o mesmo.
Qual o local ideal para guardar a vodka?
A bebida não tem prazo de validade, mesmo depois de aberta. O armazenamento pode ser dentro de um armário, na geladeira ou, ainda, no freezer. Os únicos cuidados que devem ser tomados são: fechar bem a garrafa depois de aberta e não deixá-la exposta ao sol. “Esses dois descuidos podem alterar o sabor por conta da evaporação do álcool e fazer com que a graduação alcoólica diminua”.
Agora que as duvidas acabaram, já que você aprendeu porque a vodka não congela no freezer e o melhor local para armazená-la, que tal garantir a sua garrafa na Imigrantes Bebidas? Aproveite!