Numa altura em que muito se fala sobre o dever cívico do isolamento social, nada melhor do que aproveitar estes dias em casa para aprimorar o seu conhecimento sobre o mundo do vinho. De forma a ajudá-lo trouxemos aqui uma curiosidade, quantas uvas são necessárias para produzir uma garrafa de vinho?
A produção de vinho é uma arte e implica uma grande gestão e planejamento. Mas afinal quantas uvas precisamos para produzir uma garrafa?
Tudo depende do tamanho e maturidade da fruta, mas em média, 300 uvas são suficientes para produzir quatro taças da bebida. A resposta não é absoluta tendo em vista que os números podem variar devido a diversos fatores como:
– Tipo de casta (tamanho dos bagos, tamanho dos cachos, quantidade de sumo da polpa)
– A prensagem.
– O rigor na seleção das uvas.
– A poda.
– A exposição solar (quanto mais quente mais desidratadas ficam as uvas).
Apesar dessa grande variedade de fatores, há alguns números que podemos assumir.
Existe uma média de que, para produzir uma garrafa de 750ml, é necessário selecionar um quilo de uva e em números isso representa cerca de 300 unidades de uvas.
Vejamos alguns números padrão:
1 cacho de uvas = 75 uvas
1 copo de vinho = 1 cacho de uvas = 75 uvas
1 garrafa de vinho = 4 cachos de uvas = 300 uvas
Vale lembrar que uma videira pode produzir até 40 cachos, ou seja, teria a capacidade de produzir até dez garrafas de 750ml. E para encher um barril, esta soma aumentaria para 1.200 cachos de uvas, somando 60 litros. No entanto, uma videira tem de aguardar cerca de quatro anos para produzir cachos de uvas indicados para a produção de vinho.
Como qualquer média, cada caso será um caso, mas em geral quanto mais exigente a seleção das uvas menor será a rentabilidade das videiras. Por essa razão, quanto mais selecionada a colheita, melhor e mais caro deverá ser vinho.
A produção de vinho é muito mais que plantar uvas e esmagá-las, implica um grande planejamento.