Muita gente pode achar que vinho é uma bebida de inverno e que não combina muito com o calor do verão. Mas para aproveitar um bom vinho, não há tempo ruim: existem diversos rótulos e tipos de vinho de verão que são ótimas pedidas para os dias mais quentes.
Vinhos Brancos e Espumantes
Se os vinhos tintos dominam as épocas mais frias do ano, o verão é tempo de espumantes, brancos e rosés mais ácidos, leves e refrescantes. Castas como Sauvignon Blanc (Vinho Terranoble Reserva Sauvignon Blanc), Chardonnay (Espumante Garibaldi Chardonnay Brut) e Riesling (Espumante Casa Perini Demi-Sec) são bastante indicadas pois dão origem a vinhos com menor teor alcoólico, mais secos, jovens e menos complexos, casando muito bem com pratos típicos de verão.
Essas variedades são bem servidas entre 8 e 10 graus célsius, com isso, os exemplares mantêm melhor o aspecto frutado obtido graças ao breve envelhecimento. No caso do espumante, a leveza é ainda mais acentuada devido à gaseificação.
Vinhos Tintos de verão
Os fãs do bom e velho vinho tinto não precisam excluí-los da lista de consumo durante os períodos mais quentes. A indicação básica para acertar em cheio é dar preferência aos exemplares mais jovens (prontos para o consumo de dois a quatro anos), mais frutados e, de preferência, os com menos contato com madeira, exemplo: Gato Negro Pinot Noir, Tarapacá Reserva Pinot Noir, D.V Catena Pinot Noir e Occhio Nero Duemezzo Rosso.
Quando consumidos a uma temperatura entre 13 e 15 graus célsius, não existe malefício ou perda de qualidade alguma dos rótulos tintos. Temperaturas muito abaixo dessa marca, anestesiam as papilas e fazem com que o vinho apresente-se sem aroma e sabor.
O que achou das nossas sugestões de vinhos e espumantes para provar durante o verão? Escolha a sua garrafa em nosso site e confira ofertas incríveis!