Na hora de decidir pela compra do vinho é comum vermos pessoas analisando a qualidade daquele rótulo em função do tipo de vedação, se é rolha de cortiça ou screw cap (tampa de rosca). Mas afinal, existe a melhor vedação para o vinho?
De fato, não existe a melhor vedação, e sim, a ideal para cada tipo de vinho. Por exemplo:
Para um rótulo que sai da vinha pronto para o consumo, podem utilizar a screw cap. Esse vedante proporciona um fechamento hermético com o objetivo de bloquear a evolução oxidativa do vinho.
Mas se o objetivo for degustar um vinho de guarda e permitir a sua evolução, a recomendação é fechar a garrafa com rolha natural. Isso porque a cortiça permite a micro-oxigenação. Isso quer dizer que esse pequeno contato com oxigênio potencializa o amadurecimento e envelhecimento saudável da bebida.
Esse efeito natural ganha força quando a garrafa é armazenada deitada. Essa posição evita o ressecamento e encolhimento da rolha, não dando espaço para que algum excesso de oxigênio entre na garrafa e estrague ou azede a bebida.
A rolha de cortiça natural tem mais de 400 anos de tradição, enquanto a screw cap teve início nos anos 1960. A primeira foi amplamente testada para diversas situações, a segunda é mais recente, por isso gera dúvidas.
É importante destacar que os produtores no mundo todo decidem o vedante da garrafa na vinha, principalmente, a partir de questões técnicas, exigências de mercado e especialmente os custos de produção.
Não deixe de degustar um rótulo por conta de ser rolha ou screw cap. Definir a compra de um vinho por conta do seu vedante é uma escolha mais estética, ligada à preferência, do que técnica e qualidade.
De uma coisa podemos ter certeza, na Imigrantes Bebidas você encontra todos os tipos de vinhos, com os mais variados tipos de vedações, acesse o nosso site www.imigrantesbebidas.com.br e escolha o seu!