Existem grandes ligações entre Vodka e a Rússia, a primeira é o nome, derivando da palavra voda (água em russo). Os primeiros registros, encontrados na Idade Média mostram que este destilado era feito a base de batatas e se acreditava que continham propriedades medicinais, fazendo com que a população utiliza-se como um bom remédio para o frio.
Se popularizando entre os fazendeiros na Rússia, aperfeiçoada por monges, a Vodka se espalhou por todo o país durante a Revolução Russa, onde boa parte do povo fugiu com suas garrafas de “Água”.
Seu ápice foi na Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos a conheceram e a tonaram famosa no mundo inteiro.
Atualmente
Uma das bebidas mais populares e com teor alcoólico elevado, é produzida por marcas famosas e pode ser encontrada em qualquer lugar. As antigas batatas ainda são utilizadas como matéria-prima, mas os fabricantes, sempre em busca de novidades, utilizam-se de cereais ou uvas para tornar seu produto cada vez mais único. No Brasil costuma ser consumida em sabores ou na elaboração de drinks.
Vodkas mais conhecidas
1. Smirnoff
Vodka mais consumida, com um custo/benefício honesto e é ideal no preparo de drinks.
2. Absolut
Famosa pelas suas edições especiais, pelo auto consumo em baladas e design exclusivo de sua garrafa.
3. Belvedere
Quatro vezes destilada e com um sabor suave, apresenta notas mais densas das outras receitas mais tradicionais.
4. Grey Goose
Elaborada com os grãos do trigo de La Beauce e com a água mais pura da região de Champagne, é uma bebida cheia de sabor e delicadeza.
5. Stolichnaya
Triplamente filtrada e com um selo exclusivo Alpha Grade Spirit, pela pureza de seus ingredientes.
6. Ciroc
Feita em fermentação fria oferece um frescor único de sabor. Produzida com uvas é ideal para ser degustada como shot ou drinks de alto padrão.
7. Wyborowa
Com um sabor bem suave e textura mais adocicada e harmônica, é ótima para beber apenas com gelo.