História da cerveja: uma das bebidas mais antigas do mundo.

Por . em 22/07/2024

Os primeiros registros da produção de cerveja são de 6.000 anos a.C, na época o ser humano já estava estabelecido com a agricultura na Mesopotâmia e cultivava os principais ingredientes para produzir essa bebida, a cevada e o trigo.

Historiadores acreditam que na verdade ela foi descoberta acidentalmente, pois os grãos eram armazenados em vasos ou embebidos em água para liberar a doçura do grão maltado (primeira etapa da produção da cerveja), e durante esses processos, em algum momento os grãos fermentaram naturalmente, ação desencadeada por microorganismos (leveduras), dando origem ao processo de fermentação. Pronto, a cerveja foi criada.

Estudos afirmam que essa descoberta foi total consequência da produção de pão, inclusive fez com que a bebida recebesse o apelido de “pão líquido”.

Os sumérios são responsáveis por deixarem o primeiro registro da produção de cerveja, o Monumento Blau (4000 a.C.) uma peça suméria, mostra a cerveja sendo oferecida à Deusa Nin-Harra.

A partir daí, os egípcios também dominaram a técnica de produção de cerveja, que teve total importância em sua economia e estilo de vida. Registraram até a regulamentação da cerveja, desde a produção até a venda, descrita na Estela de Hamurabi (pedra onde o código de Hamurabi foi escrito) que data de 1.760 a.C.

O próximo passo foi a chegada dessa receita na Europa, onde foram desenvolvidas diversas técnicas de produção, com grandes personalidades envolvidas na divulgação dessa bebida para o mundo, produção em escala durante a revolução industrial e a regulamentação oficial de pureza alemã.

Deu até aquela vontade de beber uma cerveja bem gelada e brindar os sumérios por essa descoberta genial né? Então já sabe, passa na Imigrantes Bebidas ou acesse nosso site clicando aqui, e escolha cerveja que mais gosta, tim-tim!

Comentários
0 Comentários
Clã do Whisky
Adega do Vinho
Alambique da Chachaça
Vodkas