O costume de brindarmos antes de primeiro gole na celebração de um momento ou a saúde de alguém é um hábito universal. Mas você já se perguntou de onde vem tal costume? Como começou?
Alguns artigos e registros mostram que esse hábito teve início com os gregos erguendo suas taças em oferenda aos deuses ou derramando no chão como os romanos para saciar a sede dos deuses.
Existe uma forte teoria e relatos que a origem do brinde se deu na antiguidade por motivos de envenenamento, uma forma comum de atingir inimigos naquela época. Durante a celebração de paz em banquetes e acordos, os líderes e anfitriões batiam fortemente as taças ao ponto do líquido se esparramar e adentrar a taça de seu rival, demonstrado que a bebida estava livre de veneno ou substâncias tóxicas, por isso a proclamação de saúde durante o ato.
Ainda assim, existe a teoria que Dionísio o deus grego do vinho sugeriu o brinde como forma da audição participar da degustação sensorial ao tilintar as taças, tonando o hábito de tomar vinho uma experiência multissensorial e completa.
Existem diversas teorias sobre o inicio desse costume, o fato é que ele se arrasta até hoje, por isso não perca a oportunidade de brindar com a bebida que mais gosta junto pessoas importantes!