Aprenda a harmonizar vinhos com risotos

Por . em 16/10/2020

De uma coisa podemos ter certeza, a maneira mais fácil e prática de agradar alguém que gostamos é com vinho e comida. E acredite, o risoto é o prato ideal quando o assunto é impressionar. Além de ser muito versátil e saboroso, ainda é possível harmoniza-lo com diversos vinhos. Que tal apostar em um belo risoto para o próximo jantar?

O risoto é um prato tipicamente italiano e vem fazendo parte cada vez mais da culinária brasileira. A receita básica do risoto leva arroz dos tipos arbório, arbório integral, carnaroli ou vialone nano, cebola refogada em manteiga, caldos aromáticos e queijo parmesão. A partir disso, o risoto é uma tela em branco, há diversas possibilidades de mistura ao arroz que tornam a iguaria ainda mais saborosa.

Os risotos mais conhecidos no Brasil são: o Risotto alla Milanese (risoto milanês), o Risotto com Funghi (risoto ao funghi) e o Risotto al Quattro Formaggi (risoto aos quatro queijos). Entre tantas opções de risoto, sempre há um vinho ideal para acompanhá-lo. Você com certeza já ouviu falar que vinhos e risotos formam uma boa harmonização, desde que bem combinados. Na verdade, os ingredientes utilizados no prato é que vão determinar qual o melhor vinho para harmonizar. Se você ainda não se aventurou em nenhuma dessas combinações, chegou a hora de conhecê-las.

Risoto de Legumes: Para esses risotos é bom pensar nas características do mix de legumes, onde os sabores são constantes. Para isso, indicamos um Chardonnay, onde podemos sentir leves taninos para encorpar a harmonização.

Risoto de queijo: Este tipo de risoto harmoniza muito bem com vinho branco e também com vinho tinto. Os brancos da uva Chardonnay combinam perfeitamente com esse tipo de prato. Mas não se limite a essa opção, um Pinot Noir também é muito bem vindo com risoto de queijo.

Risoto com frutos do mar e limão: Os frutos do mar e o limão unidos, fazem uma harmonia perfeita no risoto. E combinam tanto com vinho tinto, quanto com vinho branco. O tinto deve ser equilibrado e não há pedida melhor do que um bom Merlot. Já o vinho branco deve ser um Sauvignon Blanc, com caráter cítrico, com certeza vai acompanhar perfeitamente.

Risoto de carne bovina ou cordeiro: Para as carnes temperadas, indicamos um vinho tinto encorpado e frutado com notas de madeiras, como os melhores da uva Pinot Noir. Ele dará riqueza na harmonia, atraindo o paladar para um terceiro sabor.

Dica: Os brancos e rosés costumam acompanhar bem a maioria dos risotos. Uma harmonização bem versátil é a com espumantes brut, principalmente para os que levam frutas em sua receita.

Na Imigrantes Bebidas você encontra mais de 2.000 opções em vinhos, para combinar perfeitamente com seu risoto. Acesse o site www.imigrantesbebidas.com.br e confira!

Comentários
0 Comentários
Clã do Whisky
Adega do Vinho
Alambique da Chachaça
Vodkas